Você está a um clique de acessar o resumo exclusivo, conhecer o contexto histórico, saber mais sobre o autor e ter uma super análise feita pelos professores do Etapa. Basta se cadastrar para começar a estudar. É bem rápido!
Unicamp: Prosas seguidas de odes mínimas
Selecione o livro da Fuvest
A ilustre casa de Ramires Alguma Poesia Dois Irmãos Marília De Dirceu Nós Matamos O Cão Tinhoso! Os ratos Quincas Borba Romanceiro Da Inconfidência Água fundaSelecione o livro da Unicamp
A vida não é útil Alice No País Das Maravilhas Canções Escolhidas - Cartola Casa Velha Morangos Mofados Niketche – Uma História de poligamia Olhos D'Água Prosas seguidas de odes mínimas Vida e morte de M.J. Gonzaga de SáProsas seguidas de odes mínimas
Autor: José Paulo Paes
Movimento literário: Modernismo - terceira fase/Poesia Contemporânea
Autor: José Paulo Paes (1926-1988), poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta.
Movimento literário: Terceira Geração Modernista/Poesia Contemporânea
Prosas seguidas de odes mínimas (1992): composto por 33 poemas relativamente curtos, o livro é dividido em duas partes, Prosas e Odes mínimas. Os poemas configuram-se como síntese e decantação da experiência poética pregressa de Paes. Sua força renovada reside na inserção da memória autobiográfica como principal núcleo temático. Com refinado apuro formal, e em plenitude criativa, o poeta revisita e depura os principais pontos de sua voz expressiva (o humor, a forma epigramática e a ironia) acrescentando a estes o eixo da memória. O tom autobiográfico não resulta em sentimentalismo banal. Com extrema habilidade formal e lírica, o autor redimensiona o significado das pequenas situações vividas dando a elas a dimensão absoluta. Ao perpassar sua experiência pessoal, evoca, na Taquaritinga de seus primeiros anos, as grandes questões da existência, como a morte, as amizades, os entes familiares, o nascimento, o indivíduo e o outro (com arguta crítica política), e, sobretudo, o meticuloso olhar poético sobre tais aspectos, no intuito de revelar suas grandezas. São poemas sobre a vida (seu início e seu fim), as pequenas alegrias, os infortúnios, as múltiplas perdas (como a da perna amputada em decorrência de um grave problema de saúde), a separação, a aceitação do imponderável, entre outros temas, amalgamados por um eu lírico que fez de tais propostas poesia sopesada pela maturidade e delicadeza da experiência.
Temas principais: a morte, as amizades, os entes familiares, o nascimento, o indivíduo, pequenas alegrias, os infortúnios, as múltiplas perdas, a separação, a aceitação e o próprio fazer poético (metalinguagem).
Aspectos formais: composto por 33 poemas, divididos em duas seções. Possui versos livres, metrificados e outros que se aproximam do gênero prosa.
Principais poemas: J.V.; Um retrato; Loucos; Balada do Belas-Artes; Ceia; À minha perna esquerda; À tinta de escrever; À televisão; Ao shopping center.
Importância da obra: José Paulo Paes ocupa honrado destaque na poesia produzida no Brasil a partir da segunda metade do século XX, apesar da modéstia e da simplicidade com que sempre se apresentou. Sua escrita voltada para as pequenas coisas, minimalista, marcada pelo chiste, o trocadilho, a ironia e o humor, foi cuidadosamente moldada nos nove livros que antecedem Prosas Seguidas de Odes Mínimas (1992), este, o ponto mais elevado de sua trajetória, na visão dos principais estudiosos do poeta.