Você está a um clique de acessar o resumo exclusivo, conhecer o contexto histórico, saber mais sobre o autor e ter uma super análise feita pelos professores do Etapa. Basta se cadastrar para começar a estudar. É bem rápido!
Unicamp: Canções escolhidas
Selecione o livro da Fuvest
A paixão segundo G. H. A Visão das Plantas Balada de amor ao vento Caminho de Pedras Canção para ninar menino grande Geografia Memórias de Martha Nebulosas Opúsculo HumanitárioSelecione o livro da Unicamp
A vida não é útil Canções escolhidas Memórias Póstumas de Brás Cubas Morangos Mofados No seu pescoço Olhos D'Água Os funerais da Mamãe Grande Prosas seguidas de odes mínimas Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Canções escolhidas
Autor: Paulo César Pinheiro
Movimento literário: Música popular brasileira (MPB) / Literatura contemporânea brasileira
Paulo César Pinheiro, nascido em 1949, no Rio de Janeiro, é um dos mais profícuos compositores brasileiros, autor de vários clássicos da canção popular (com destaque para o universo do samba), parceiro de mais de 120 outros compositores, dentre eles alguns dos mais notáveis músicos do país.
Estilo: as letras das músicas são marcadas pela forte carga metafórica, com divagações sobre o sentido da vida, a poesia da existência e a paisagem brasileira.
Estrutura: as canções agregam uma diversidade de gêneros e estilos, muito em decorrência da variedade de parceiros musicais de Paulo César Pinheiro. Além da grande força metafórica e das predileções temáticas, sobressaem-se o apuro técnico na estruturação rítmica dos versos, a precisão das rimas e a busca da clareza e da elegância ao tratar de temas complexos, o que confere modernidade a seus escritos.
Importância da obra: As canções escolhidas representam um recorte do que há de mais elevado na produção de uma das principais manifestações artísticas brasileiras contemporâneas: a canção popular, em particular, o samba (universo muito presente na produção do autor). Entrar em contato com esse repertório, além de fonte de enriquecimento cultural, possibilita uma reflexão crítica sobre a realidade brasileira e a problematização de questões centrais da vida social, histórica e cultural do país.
Canções escolhidas:
- "Canto das três raças" (com Mauro Duarte);
- "Cordilheira" (com Sueli Costa);
- "Desenredo" (com Dori Caymmi);
- "Estrela da terra" (com Dori Caymmi);
- "Evangelho" (com Dori Caymmi);
- "Mordaça" (com Eduardo Gudin);
- "Na volta que o mundo dá" (com Vicente Barreto);
- "Navio fantasma" (com Francis Hime);
- "O dia em que o morro descer e não for carnaval" (com Wilson das Neves);
- "Pesadelo" (com Maurício Tapajós);
- "Velho arvoredo" (com Hélio Delmiro);
- "Vento bravo" (com Edu Lobo);
- "Viagem" (com João de Aquino);
- "Vontade de chorar" (com Ivor Lancelotti)
